Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
Projeto da Unemat exibe produções do cinema brasileiro à comunidade acadêmica
Os filmes serão projetados no pátio do campus de Cáceres
Projeto da Unemat exibe produções do cinema brasileiro à comunidade acadêmica
17/05/2005 18:06:13
por Coordenadoria de Comunicação Social

Cinema popular – Eu vou ao cinema e você? A pergunta provocativa direcionada à comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e à população de Cáceres dá nome ao projeto da pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), uma iniciativa que permite o acesso à produção cinematográfica brasileira e oferece uma alternativa de lazer sem custos à comunidade local. Hoje à noite, às 19h, no pátio do campus universitário de Cáceres, será exibido o filme Quase dois irmãos.

A projeção marca o lançamento do projeto e traz a agente cultural de MT Paula Naves para uma palestra – vinculada ao projeto Cinema BR em Movimento – patrocinado pela Petrobrás.

O filme retrata os universos distintos de dois jovens que se encontram na penitenciária da Ilha Grande no auge do período militar, um deles é Miguel (Caco Ciocler), um intelectual de classe média que se torna deputado federal e o outro é Jorge (Flávio Bauraqui), filho de sambista que vai liderar uma das principais organizações do tráfico no país. A trajetória de ambos é a narrativa de um dos principais momentos políticos do Brasil e explica também a escalada de violência nas favelas do Rio de Janeiro. O filme conta ainda com trilha de Naná Vasconcelos, um dos principais percusionistas do país.

Na quarta-feira, no mesmo horário e local, será exibido o documentário Língua – Vidas em Português. A obra retrata a vida nos seus mais simples rituais para um grupo de 200 milhões de pessoas que têm em comum a língua portuguesa. No elenco, artistas e escritores que fazem da língua portuguesa seu ofício como o sambista Martinho da Vila e os escritores José Saramago e João Ubaldo Ribeiro. “Toda a noite, 200 milhões de pessoas sonham em português. Algumas delas estão no filme”, define a sinopse do documentário.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada